Por meio de Nota de Repúdio vereadores de Juazeiro repulsam palavras racistas de funcionário público

por adm publicado 09/11/2022 10h01, última modificação 09/11/2022 10h01
Por meio de Nota de Repúdio vereadores de Juazeiro repulsam palavras racistas de funcionário público
Por meio de Nota de Repúdio vereadores de Juazeiro repulsam palavras racistas de funcionário público

Representantes das entidades O Negro, Rede de Mulheres Negras da Bahia/ Nacional, Compir, Sindae, Enxame, CAJUP, Coletivo Carrapicho Virtual em reunião com o presidente da CMJ

O presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Berg da Carnaíba, abre sessão ordinária desta terça-feira (08) e torna público uma Nota de Repúdio contra as palavras racistas e ofensivas de José Antônio de Oliveira, proferidas recentemente e alardeadas num grupo de WhatsApp. Os vereadores repulsam as palavras agressivas e se manifestam.   
A presente Nota diz “Nossa sociedade carrega até hoje as mazelas de termos sido o último país da América a abolir a escravidão. Isto nos legou o racismo estrutural que impõe a pessoas negras terríveis obstáculos e processos de exclusão e preconceito que insistem em se perpetuar. É hora de dar um basta!
Em razão disso, a Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta o seu mais enfático repúdio às falas racistas proferidas pelo senhor José Antônio de Oliveira, diretor do SAAE. É inaceitável que um servidor público se comporte de maneira tão vil e abjeta.
Exigimos do Executivo Municipal a adoção das medidas cabíveis. Juazeiro continuará sendo uma cidade plural, inclusiva e que reconhece na diversidade a sua maior riqueza”.
A atitude do funcionário público provocou a indignação de representantes de movimentos negros e antirracistas que estiveram na Câmara solicitando o apoio do Legislativo para a adoção de medidas urgentes, uma vez que, segundo os manifestantes que representam as entidades O Negro, Rede de Mulheres Negras da Bahia/ Nacional, Compir, Sindae, Enxame, CAJUP e Coletivo Carrapicho Virtual, o áudio é uma “clara manifestação de ódio e expressam atos covardes e racistas”.
A insatisfação popular veio à tona, após as palavras do José Antônio, que ocupa o cargo de diretor de transportes da Companhia Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE) que infringirem a Lei Federal nº 7716 de 1989, conhecida como Lei do Racismo, que indica a prática de racismo a todo e qualquer fala, induzimento ou incitação à discriminação por preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.      

Por Mônia Ramos- Jornalista
Foto Fábio Martins

error while rendering plone.comments