Vereadores de Juazeiro aprovam Projeto de revisão salarial de Profissionais do Magistério

por adm publicado 24/04/2023 14h23, última modificação 24/04/2023 14h23

Em Juazeiro, o reajuste anual do piso salarial do magistério público deve ser pago a todos os professores no mês de maio retroativo ao mês de janeiro. Os vereadores aprovam, nesta segunda-feira (24), o Projeto de Lei nº 3.812 de 2023 que delibera a revisão salarial baseada no Piso Salarial Nacional do Magistério.

De acordo com o presidente da mesa diretora da Casa Aprígio Duarte Filho, o vereador Berg da Carnaíba, a convocação da sessão extraordinária demonstra à responsabilidade do Legislativo municipal de dá celeridade a aplicação desta Lei no município. “É uma merecida recomposição salarial da categoria que prima à valorização dos profissionais do magistério, devendo o poder público adotar as medidas possíveis para assegurar remuneração condigna aos trabalhadores da educação”, reforça Berg da Carnaíba.

O presidente da APLB-Sindicato, Gilmar Nery, ressalta a importância do diálogo no processo de negociação com Executivo e a contribuição dos vereadores para a celeridade na votação desta matéria. “O presidente convocou uma sessão extraordinária para apreciação deste projeto.

Agradecemos ao presidente Berg pela prontidão de intermediar o dialogo com Executivo para que esse projeto chegasse logo a Câmara e pudesse ser votado”, ressalta o sindicalista.

Para Gilmar Nery, a celeridade do Legislativo foi decisiva para que o reajuste possa ser incorporado no próximo mês. “Obrigada ao presidente pelo envolvimento para a colocação deste projeto em pauta”, acrescenta.

O PL rege uma tabela da carreira do magistério prevendo o reajuste anual em três fases: 9% retroativo a 1º de janeiro de 2023, mais 3% a partir de 1º setembro, e mais a incorporação de 3% a partir de novembro. O total do reajuste no ano, esta estimado em 15%. Outros benefícios serão reajustados através dos índices do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

O PL foi aprovado por unanimidade e segue para a sanção da Prefeitura Municipal.

Fotos Mônia Ramos