Professor Rivas e Professora Graciosa são homenageados pela Câmara de Juazeiro

por admin publicado 11/11/2019 17h47, última modificação 11/11/2019 17h47
Professor Rivas e Professora Graciosa são homenageados pela Câmara de Juazeiro

A Câmara de Vereadores de Juazeiro, Bahia, homenageou na noite desta sexta-feira (08/11), com a Comenda Barão Homem de Melo, a mais alta honraria da instituição, ao ex-prefeito e professor Rivadávio Espínola Ramos e à ex-secretária de Educação e Diretora da antiga DIREC 15, Graciosa Xavier, com o Diploma do Mérito Educativo Professora Judith Leal Costa.

As homenagens foram propostas pelo vereador Alan Jones e aprovadas por unanimidade no plenário da Câmara.

Na abertura da sessão o Presidente Alex Tanuri destacou a satisfação de homenagear o Professor Rivas, que para ele “encarna a história de Juazeiro, traz consigo a tranquilidade de uma vida inteira dedicada a Juazeiro. Juazeiro é sua vida e sua história” e a Professora Graciosa, “com sua imensa capacidade de ensinar caminhos novos”.

O empresário John Khoury leu duas mensagens do Superintendente do SEBRAE na Bahia, Jorge Khoury, justificando a ausência de elogiando o Professor Rivas e a Professora Graciosa, que foram secretários em sua administração quando prefeito de Juazeiro.

A seguir o compositor, poeta e cantor Mauriçola, tocou e cantou duas canções. O Hino a Nossa Senhora das Grotas, em homenagem à Professora Graciosa Xavier e o Hino ao Senhor do Bonfim, dedicado ao Professor Rivadávio Espínola.

Ao justificar a homenagem que propôs, o Vereador Allan Jones agradeceu aos vereadores que por unanimidade aprovaram sua proposta de homenagem ao Professor Rivadávio Spínola e os vereadores presentes. Falou que seu propósito na política é ser como o Professor:  que anda nas ruas de Juazeiro de cabeça erguida, sem temer críticas: “Tenho orgulho de prestar essa homenagem ao senhor”.

Levado pela emoção em diversos momentos do discurso o Professor Rivas, lembrou de sua infância, das dificuldades e a dedicação da esposa “que tem me suportado por 54 anos”. Dirigiu-se aos presentes, nominando vários de seus amigos, secretários e vereadores na sua gestão. Falou do seu amor aos livros e à literatura e dividiu a homenagem “com todos os servidores e vereadores que trabalharam comigo”.

Lembrou que há denominação para quem perde a esposa, viúvo, para quem perde os pais, órfão; mas, que não denominação para quem perde um filho: “A dor é enorme”. Citou o teólogo Albert Schweitzer: “A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo” e encerrou com uma lembrança de José Saramago, escritor e filósofo português: “Quando eu olho para trás, quando vejo o caminho percorrido, sinto que não me comportei mal”. E encerrou dizendo que poderia ter resumido seu discurso a “obrigado, obrigado e obrigado”.

Em sua fala o vereador Allan Jones falou sobre a homenagem a Graciosa Gomes e fez uma pequena leitura biográfica. “Conhecedor da história da senhora na área de Educação, sabendo por quanto tempo exerceu o magistério, não só na sala de aula, mas gerindo escolas, órgãos importantes na cidade de Juazeiro”, disse destacando as escolas onde trabalhou, ao assumir o posto de secretária de educação do município nos anos 80, além da secretaria de ação social e a coordenação de educação da DIREC 15, entre outros.

Jones também agradeceu o apoio que recebeu do legislativo municipal. “Quero agradecer aos meus pares que de forma unanime aprovaram a concessão desta homenagem. Esta homenagem é altamente justa e é preciso que a gente faça as homenagens às pessoas em vida por que a gente demonstra a nossa gratidão, respeito e além de tudo, o nosso reconhecimento”, disse.

A professora Graciosa Ramos agradeceu aos vereadores a homenagem em especial a Allan Jones. Em sua fala, ela fez um relato histórico de sua vivencia como educadora em juazeiro e também destacou o papel importante da professora Judite Leal Costa que dá nome a homenagem. Pontuou também sua participação e contribuição na política na cidade como secretária de educação na administração de Jorge Khoury, seu amigo. Na última parte do discurso lembrou dos membros de sua família e emocionada dedicou a homenagem à sua mãe.

Estiveram presentes à sessão solene os vereadores Pastor Roberto, Anderson da Iluminação, Gleidson Medrado, José Hilton, Reinaldo de Sabino, Anastácio, o Presidente Alex Tanuri e o proponente Alan Jones. Participaram representando o prefeito Paulo Bonfim a Secretária de Ação Social, Cida Gama, o Juiz Eleitoral José Carlos do Nascimento, ex-vereadores, ex-secretários e servidores da administração do Professor Rivadávio.