Câmara de Juazeiro realiza sessão virtual e vereadores discutem a pandemia

por admin publicado 26/06/2020 08h30, última modificação 26/06/2020 08h30
Câmara de Juazeiro realiza sessão virtual e vereadores discutem a pandemia

A Câmara de Vereadores de Juazeiro, realizou nesta quinta-feira (25/06), sessão ordinária e conforme previamente acertado, ficou destinado três minutos para cada vereador usar da palavra.

Os pronunciamentos tiveram início com a Vereadora Cida Gama: Relatando e parabenizando equipe de manutenção urbana em todas as sedes dos distritos e os mutirões de limpeza nos bairros. “Dá gosto viver em uma cidade cuidada e limpa” – encerrou agradecendo ao Prefeito Paulo Bonfim.

Professor Nilson: Corroborar as palavras da vereadora Cida sobre o drama da COVID 19: “É muito importante nesse momento em que o Mundo, o Brasil, a Bahia e Juazeiro, perceber que ações continuam sendo feitas” – disse ressaltando a importância do Poder Executivo, do Poder Legislativo, que não tem se furtado ao trabalho e ao Poder Judiciário, que tem cumprido seu papel”.

Vereador Aníbal, agradecendo o mutirão de limpeza realizado no Alto do Cruzeiro: “Mesmo sendo vereador de oposição tenho de reconhecer o trabalho de Celso e de Caffé”. Aníbal falou ainda do projeto que encaminhou à Mesa para ser apreciado propondo a suspensão do pagamento das parcelas dos empréstimos consignados dos funcionários.

Bené Marques carregou na condenação à situação das comunidades que representa: “Três comunidades próximas: Itaberaba, Sol Nascente e os Residenciais. Uma trindade. Dá vergonha andar no Bairro Sol Nascente. Nem de pé dá para andar no Bairro Sol Nascente”, lembrando que em quase quatro anos de governo Paulo Bonfim “não foi colocado um só grão de cascalho”. Falou ainda das ruas intransitáveis no Itaberaba e das ruas esburacadas nos residenciais.

Coube ao vereador Alex Tanuri, que não pode presidir a sessão por estar realizando exames, comunicar e solidarizar-se com o Vereador Domingão que está com a esposa na UTI, infectada pelo Corona Vírus: “Nosso companheiro de Casa, Domingão, que está com sua esposa na UTI e também ele que provavelmente também está (infectado) ” e pedindo aos vereadores que se unam pela continuidade e reforço do isolamento social: “Hoje temos como vítima um colega nosso. É fácil absorver números. Dez mil, quinhentas pessoas, quinze óbitos; mas quando envolve pessoas que conhecemos começamos a sentir na pele. Mais importante que a economia é a vida. Vidas não recuperamos”.

Neguinha da Santa Casa falou sobre a necessidade de reforçar os cuidados para a contenção do Corona Vírus e de toda a estrutura montada para cuidar dos que venham a ficar doentes. Agradeceu ainda o trabalho de limpeza realizado pelas secretarias e o atendimento dos pedidos de vereadores pelas comunidades, ressaltando o trabalho que vem sendo realizado pela Guarda Municipal em relação à prevenção contra o COVID 19.

Alan Jones se solidarizando com o vereador Domingão e a esposa, lamentando o aumento de caos confirmados na cidade: “A gente precisa ter cuidado, evitar aglomerações”, mas, lamentou a situação dos pequenos e microempresários, “em torno de 30 a 40 por cento que terão suas portas fechadas por falência”, criticando ainda a paralisação da obra da UBS em Juremal, “que tem dez dias que está parada”.

O Vereador Hélio ao se solidarizar-se com Domingão e com todas as vítimas do COVID em Juazeiro, lembrou que “não existe comércio com corpos na porta” e que a falta de cuidado no interior pode levar a doença e fazer mais vítimas.

O líder do governo na Câmara, Gleidson Medrado, falou de sua intermediação com o senador Oto Alencar para conseguir mais dez leitos de UTI, parabenizando o prefeito pelo seu empenho na busca de salvar vidas. Falou ainda da morte “de um grande amigo, Valdemar de Souza Medrado”, pedindo um minuto de silencio. Em resposta a Bene lembrou que o Sol Levante, “antes desse governo não tinha nem luz e nem água. Não dá para fazer tudo, mas estamos trabalhando”.

Agnaldo Meira também falou da pandemia, lembrando da necessidade de unir forças para o combate à doença. Das indicações que apresentou à Mesa ele falou dos pedidos de limpeza e a indicação sobre a troca das lâmpadas da iluminação para LED em toda a cidade e criticou a falta de sanção do Executivo Federal da lei de apoio emergencial aos artistas.

O Pastor Roberto apresentou proposta de implantar sistema de teste rápido aos motos taxistas e de aplicativos e da necessidade de mais e mais cuidados: “Nós queremos ter vida e vida em abundância”.

Reinaldo de Sabino, falou das dificuldades das comunidades que vivem esse momento de pandemia e do apoio que a prefeitura tem dado ao interior, pedindo que se estenda às UBS a realização de exames.

Anderson da Iluminação lembrou que o esforço de Paulo Bonfim deu a Juazeiro mais 18 leitos de UTI e lembrou da necessidade de união entre todos, “comerciantes, trabalhadores, para que a gente possa se livrar logo desse problema”.

Ao final o Presidente em exercício leu a Moção de Pesar de autoria do Vereador Gleidson Medrado pelo falecimento de Valdemar de Souza Medrado e convocou uma nova sessão ordinária para segunda-feira (29), às 15:00 horas.