Câmara de Juazeiro comemora 188 anos de história, trabalho e desenvolvimento

por adm publicado 13/09/2022 10h04, última modificação 13/09/2022 10h04
Câmara de Juazeiro comemora 188 anos de história, trabalho e desenvolvimento

A Câmara de Vereadores de Juazeiro completa 188 anos de história, trabalho e desenvolvimento. Neste dia 11 de julho, o legislativo juazeirense resgata essa trajetória para lembrar das sucessivas conquistas das gestões administrativas com a implantação da Lei Orgânica do Município e do Regime Interno   da Casa Aprígio Duarte Filho.

Anos funcionando para promoção dos direitos constitucionais do cidadão juazeirense, a Casa do Povo é poder independente que prega a relação harmônica com os Poderes Executivo e Judiciário cumprindo os dispostos da Constituição Federal.

Com a atuação 21 vereadores, eleitos pelo voto democrático popular, cabem aos vereadores a análise e elaboração de Projetos de Lei, fiscalização das ações do Executivo Municipal, votação de Leis e de outras normativas jurídicas de competência do Legislativo sobre assuntos de interesse local.

As sessões da Câmara podem ser ordinárias, extraordinárias, legislativas extraordinárias, especiais e solenes. As ordinárias, acontecem atualmente durante as terças e quartas-feiras a partir das 9h e o rito das sessões é  comunicado a população pelos canais oficiais e pela imprensa local.

São submetidos à apreciação legislativa projetos elaborados pelo Executivo, que versam sobre ações orçamentárias ou não, destinados ao interesse público, sujeitos à deliberação da Câmara Municipal.

Ao longo dos anos foram implementadas honrarias para homenagear cidadãos comprovadamente merecedores e com relevantes serviços prestados à sociedade juazeirense, a exemplo, do Título Cidadão Juazeirense e do Título Emérito Comenda Barão Homem de Melo, entre outros.

“Nesta data comemorativa, gostaríamos de parabenizar todos os servidores da Câmara que também construíram um legislativo responsável, comprometido com as causas sociais e políticas na promoção de uma cidade cada vez melhor para se morar, viver, investir e trabalhar”, comenta Berg da Carnaíba, vereador e presidente da mesa diretora.

Refletindo sobre Juazeiro, Berg da Carnaíba, avalia a história que marca o município. “Economicamente, comércio e agricultura sempre foram bandeiras de nosso desenvolvimento. E a função do legislativo é exatamente ajudar Juazeiro na construção de sua marca e promover o bem estar comum”, acrescenta Berg da Carnaíba.

O presidente conclui destacando que “daquele período inicial aos dias atuais, muita coisa mudou e ainda precisamos mudar para melhor. Agora, na condição de legisladores de nosso município, trabalhamos na área pública, com a missão zelar bem o erário público”.

Nossa homenagem da Câmara de Vereadores de Juazeiro, através do presidente, Berg da Carnaíba, em nome dos demais vereadores, servidores e colaboradores.

Mônia Ramos- Jornalista

Imagens Luciano Videomaker