Câmara de Juazeiro adota uso de tablets e votação digital

por adm publicado 11/05/2023 08h29, última modificação 11/05/2023 08h29
Legislativo abandona procedimentos em papel e passa a utilizar votação digital

A Câmara Municipal de Juazeiro entrou na era digital e passou a adotar o uso de um sistema eletrônico de votação de projetos.

Os vereadores passaram a utilizar tablets. A novidade foi adotada, durante as sessões ordinárias, extraordinárias, especiais e Audiências Públicas desde o mês de fevereiro deste ano.

Os novos equipamentos foram instalados no plenário, são 21 tablets (com base para votação de projetos, e navegação à internet para pesquisa), três televisores e um notebook, para registro de frequência e contagem do tempo de uso da tribuna, direito garantido pelo Regime Interno da Casa Legislativa, de cada vereador.

A estrutura foi devidamente pensada para tornar mais transparente o trabalho legislativo. De acordo com o diretor, Mauro da Jurema, a implantação da nova tecnologia traz muitos benefícios em sua utilização. “Além de registrar a presença dos parlamentares, quando eles acessam o sistema o equipamento serve como instrumento facilitador na hora da votação”.

Essa estrutura de painel eletrônico é uma evolução tecnológica para facilitar as sessões legislativas e o acesso à informação da população. Facilita e organiza o resultado das discussões, que aparecem automaticamente no telão do plenário, e dá mais transparência as votações na Câmara. Cada vereador utiliza um tablet disponibilizado antes do início de cada sessão legislativa. Para saber usar a nova tecnologia, todos os parlamentares participaram de um treinamento promovido por técnicos que implantaram o sistema na Casa.

Mônia Ramos – Jornalista